Citoplasma, Ribossomos e Retículos

O citoplasma

Situado entre o núcleo e a membrana plasmática, é dividido em hialoplasma e organelas citoplasmáticas. O hialoplasma, também conhecido por citoplasma fundamental ou matriz citoplasmática, constitui o meio interno da célula. As organelas citoplasmáticas são todos os elementos figurados do citoplasma.








Os ribossomos

São organelas que se apresentam sob a forma de partículas globulares.

Ocorre em células procarióticas e eucarióticas. Em eucariontes aparecem livres no citoplasma ou associados às membranas do retículo endoplasmático.

Os ribossomos são compostos, quimicamente, de ARN ribossômico e proteínas.



Os ribossomos são formados no nucléolo de células eucarióticas.

Função: síntese proteica.





O retículo endoplasmático

É um sistema de sáculos (sacos achatados) e canalículos, limitados sempre por membranas. Forma uma rede de canais no interior da célula.

Ocorrência – o retículo endoplasmático aparece em todos os eucariontes.

São dois tipos principais:

a) liso ou agranular – não possui ribossomos aderidos às suas superfícies;

b) rugoso ou granular ou ergatoplasma – possui ribossomos aderidos às suas superfícies.







Funções:

Rede de distribuição de substâncias – As substâncias existentes no interior do RE deslocam-se sem mistura-se com o hialoplasma.

Produção de lipídios – É feita pelo RE liso (é produzido, por exemplo, o colesterol; também são produzidos os hormônios sexuais). Nas células do fígado, o REL absorve e destrói ou modifica substâncias tóxicas ao organismo, como medicamentos, álcool, etc.

Produção de proteínas – em função da presença de ribossomos aderidos à superfície do RER (rugoso), ocorre boa parte da síntese de proteínas da célula.





Nenhum comentário:

Postar um comentário