Mitocôndrias e Respiração Celular

Mitocôndria


As mitocôndrias são verdadeiras “usinas” das células, pois produzem energia para todas as atividades celulares. Sua composição química é riquíssima, notando-se principalmente a presença de DNA, RNA, proteínas, carboidratos, enzimas, ATP (adenosina – trifosfato), ADP (adenosina – difosfato) e outras substâncias.
Dotada de duas membranas, uma externa lisa e uma interna dotada de pregas, denominadas cristas. A membrana interna delimita a matriz mitocondrial.

































Respiração celular


A respiração celular é dividida didaticamente em três etapas: glicólise (que ocorre no citoplasma da célula), ciclo de Krebs (ocorre na matriz mitocondrial) e cadeia respiratória (ocorre nas cristas mitocondriais).
Cada molécula de glicose respirada rende um total de 38 moléculas de ATP, sendo 2 durante a glicólise, 2 nos ciclos de Krebs e 34 na cadeia respiratória. Por outro lado, cada molécula de glicose utilizada na fermentação produz apenas 2 ATP. Assim, o rendimento energético da respiração celular é muito mais elevado que o da fermentação (:respiração anaeróbica).


Nenhum comentário:

Postar um comentário